Minerais

Um Mineral é uma substância sólida que surge de forma natural, é inorgânica e tendo estrutura cristalina e composição química definida.


Propriedades dos minerais que podem possibilitar a sua identificação.

Traço ou risca – é a cor do mineral reduzido a pó, tende a ser sempre igual para o mesmo mineral e obtém-se deslizando uma amostra de mineral sobre uma placa de porcelana.

Cor – não é a melhor forma de identificar minerais pois nem todos os minerais apresentam sempre a mesma cor (minerais idiocrómaticos), os minerais que apresentam varias cores são chamados de minerais alocrómaticos.

Brilho – é a forma como a superfície do mineral reflecte a luz, podendo ser metálico (se for parecido com o dos metais), vítreo (se fizer lembrar vidro), nacarado (se fizer lembrar pérolas).

Clivagem – propriedade física que alguns minerais tem para partir segundo superfícies especificas com direcções bem definidas e constantes.

Fractura – quando um mineral parte de forma irregular.

Dureza – capacidade de um mineral resistir a ser riscado, isto é reflexo da intensidade das ligações químicas dos seus elementos. Esta pode ser determinada por comparação com minerais ou objectos dos quais se conhece a dureza, resultado na escala de Mohs


Escala de Mohs (com os 10 minerais)


Tipos de amostragem existentes para minerais:
Embalagens disponíveis
  • Caixa de acrílico, dimensão 6X6x3 cm (4€)
  • Caixa de cartão, dimensão 5X5x2 cm (3€)










Lista de Minerais disponíveis